Centro Oficial

Conhecer alguém com perda de audição

A perda de audição não afecta apenas a pessoa que a tem. Cônjuges, familiares e amigos beneficiam todos quando a perda de audição é corrigida. Então, encoraje o seu amigo/familiar a procurar um Centro Auditivo, e ajude-o ao longo do processo.

Se conhece alguém que sofre de perda de audição não corrigida, provavelmente vai perceber que o seu comportamento social mudou. Esta alteração na capacidade auditiva faz que as pessoas se afastem das actividades sociais, por sentirem vergonha, culpa ou raiva. Também podem tornar-se mais autocríticos, frustrados e deprimidos. Todos estes tipos de comportamento podem ter um efeito negativo sobre quem é próximo da pessoa que sofre de perda de audição.

Às vezes, a pessoa afectada não está ciente da perda auditiva, ou simplesmente nega. É necessário coragem, paciência e persistência para conseguir que um familiar/amigo aceite que sofre de perda de audição.

Se passa muito tempo com alguém que tem perda de audição não corrigida, acaba muitas vezes por ter que repetir, explicar e falar mais alto. Desta forma, torna-se o ouvido da pessoa. Enquanto que para a pessoa com perda é normal, para si, provavelmente, é esgotante.

Tomar consciência do imenso esforço que faz para “traduzir” tudo ao seu familiar/amigo, pode ser o primeiro passo para ajudar. Perceber a dimensão do apoio que precisa dar, pode ajudá-lo a tomar medidas, em benefício de ambos.

O seu familiar/amigo tem perda de audição?

Os nossos profissionais em aparelhos auditivos estão prontos para ajudar e orientar, a si e ao seu familiar/amigo.

Um passo de cada vez

Embora os sinais possam ser óbvios para os outros, muitas pessoas que sofrem de perda de audição não sabem que a tem e muitos recusam-se a aceitar. A resistência pode estar ligada a uma percepção antiquada sobre a perda de audição e dos aparelhos auditivos. Com a tecnologia de hoje, os aparelhos auditivos são tão pequenos e discretos, que são praticamente invisíveis quando estão colocados. Os seus benefícios vão muito para além de recuperar o som perdido.

Para ajudar o seu familiar/amigo a tomar consciência da perda de audição, pode ser sensato dar um passo de cada vez, tendo o cuidado de mostrar compreensão e dar apoio. Quanto mais souber sobre a perda de audição, melhor o poderá ajudar, leia tudo sobre este tema no nosso site. Informe o seu familiar/amigo sobre os benefícios de cuidar da audição , para começar, incentive-o a ter uma experiência auditiva gratuita.

Junte forças com amigos e familiares

Junte forças com amigos e familiares. Às vezes, apoio e encorajamento não são suficientes. Se o estado de negação do seu familiar/amigo está cada vez mais forte, pode ser um peso demasiado para uma única pessoa aguentar. Se está cansado por tentar ajudar por conta própria, por que não pedir ao resto da família para apoiá-lo? Eles podem ajudá-lo a perceber o impacto que o seu familiar/amigo tem na vida diária da família inteira.

Família e amigos podem salientar de uma forma subtil o estado da sua audição, cada vez que é necessário “traduzir” ou repetir algo para eles. Uma reunião familiar ajuda a identificar as situações das quais está dependente, que podem ser muito mais do que imagina.

Podemos ajudá-lo

Se reconhecer algum sinal de perda de audição em si ou num ente querido é importante procurar ajuda. Marque uma demonstração gratuita com os nossos profissionais.

Marque uma demonstração