Centro Oficial
Não damos valor à audição porque a tomamos como garantida e no entanto é um dos sentidos mais valiosos. São os nossos ouvidos que nos fornecem a informação vital para que possamos comunicar e vivenciar emoções e recordar memórias. Saiba então o que pode fazer para cuidar bem da sua audição.
Hoje em dia, cada vez mais, pessoas de todas as idades usam auscultadores, quer estejam no trabalho, em casa ou na rua a ouvir música. É muito comum usar auscultadores para ouvir música, mas se o som for muito elevado resulta no risco de perda de audição. Felizmente, a maioria dos dispositivos dispõe de um automatismo, que quando o volume atinge um nível elevado avisa o utilizador. Quanto mais alto for o ruído e quanto mais tempo estiver exposto a ele, maior será o risco de perda de audição. Proteja a sua audição usando tampões para os ouvidos, ou outra protecção adequada, sempre que possa evite situações de ruído intenso.
O som é medido em decibéis (db). Quanto maior é o número de db mais alto é o som. De acordo com a maioria dos profissionais de audição, a exposição a mais de 85 dB durante várias horas, pode danificar a audição. O que é um som a 85 db’s? E quando é que podemos considerar um som alto?
Conversas: 60dB
Barulho de rua: 75-85 dB
Cortadores de relva: 90 dB
Barulho de moto-serra: 100-120 dB
Camião a 7 metros de distância: 100 dB
Música alta num smartphone: 112dB
Buzina de carro: 110 dB
Concerto de música: 120dB
Sirene de ambulância: 120 dB
Motor a jato: 140 dB
Ruído alto é uma das causas dos zumbidos. Zumbido é um apito, assobio, ou uma música nos ouvidos. Não é uma doença, mas um sintoma de uma condição subjacente, como a perda auditiva ou lesão no ouvido. Umas das causas mais comuns do zumbido é o dano das células ciliadas no ouvido interno devido à exposição a ruídos altos. Para evitar o zumbido, use protectores auriculares em ambientes excessivamente ruidosos. Baixe o volume de som quando ouvir música através de auscultadores e tenha em atenção que os auscultadores intra-auriculares são mais susceptíveis de contribuir para o zumbido e perda de audição do que outros tipos de auscultadores. Deixar ocasionalmente os ouvidos descansarem minimiza o risco. Os aparelhos auditivos podem atenuar os zumbidos. Marque uma demonstração na CAINA.
Se estiver em ambientes ruidosos, use protecção auricular, quer esteja no trabalho, em casa, num concerto, ou na rua.
Faça uma pausa Quando ouvir música, não exceda 60% do volume máximo do dispositivo durante mais de 60 minutos por dia.
Quando tem que estar em ambientes excessivamente ruidosos durante períodos longos, ocasionalmente, deve de ir para um lugar calmo para os seus ouvidos descansarem.
Se reconhecer algum sinal de perda de audição em si ou num ente querido é importante procurar ajuda. Marque uma demonstração gratuita com os nossos profissionais.
Marque uma demonstração